SAÚDE BUCAL AFETA O CORPO?

SAÚDE BUCAL AFETA O CORPO?

SAÚDE BUCAL AFETA O CORPO?

Odontologia sistêmica vai mais além do que um “simples” tratamento na bucal.

É preciso garantir que os dentes estejam bem cuidados e sem cáries, mas é preciso ir além, afinal de contas, isso pode interferir em todo o organismo, sabia?

Quem pensa que a saúde bucal está ligada apenas a estética dos dentes e se eles estão alinhados e branquinhos está extremamente enganado. A saúde da boca é delicada e depende de diversos fatores. Vejamos como isso pode afetar todo nosso corpo!

A boca é porta de entrada de alimentos mas também de bactérias e microorganismos

E a falta de cuidados com a microbiota oral pode causar incômodos diretamente no local, como dores, pontadas, mau hálito, aftas frequentes, feridas e também agravar problemas em outras regiões do corpo.

A odontologia sistêmica estuda justamente essa integração. A ideia é ter uma visão mais holística da saúde com os dentes e, portanto, uma abordagem mais ampla, a fim de identificar problemas orgânicos a partir de disfunções bucais.

O QUE É A ODONTOLOGIA SISTÊMICA?

Esse é um caminho que tem como objetivo avaliar e cuidar da saúde da boca de forma holística, ou seja, de maneira ampla. A ideia implícita é a de que o meio ambiente e os organismos vivos estão integrados ao todo, portanto, pensar só em uma parte sem englobar o conjunto é perder uma boa oportunidade diagnóstica.

Nesse cenário, a odontologia que utiliza essa abordagem verifica a relação da saúde da boca com o organismo e seus aspectos mental, comportamental e emocional do indivíduo.

Em outras palavras, tudo o que ocorre na cavidade oral pode interferir na saúde do organismo e influenciar no comportamento físico, psicossocial e familiar.

COMO O TRATAMENTO FUNCIONA?

A odontologia que trabalha esse viés tem seu pilar na abordagem clássica e na holística. Além dessa visão ampliada, o profissional também pode atuar utilizando recursos complementares, como os terapêuticos adotados pelas escolas de medicina asiáticas.

Entre as possibilidades que podem ser adotadas durante o tratamento estão:

  • fitoterapia;
  • acupuntura;
  • terapia floral;
  • laserterapia;
  • hipnose;
  • homeopatia.

Vale a pena trabalhar, então, com o check-up preventivo, que vai evitar a ocorrência de bactérias, doenças e outros tipos de problemas.

 

Até o próximo post!!!

Dra. Watuse Miranda

CRO: 34994 / EPAO: 37191

Especialização: CTBMF

Mestre: Universidade Federal de Uberlândia

 

Contamos com 2 unidades para melhor lhe atender, faça sua avaliação:
(34) 9.9212-5752
(34) 9.9227-0068
Aproveite e siga nossas Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/praticodonto/

Facebook: https://www.facebook.com/PraticOdonto/

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
Podemos ajudar?