Doenças Bucais x Doenças Sistêmicas

A importante junção da saúde bucal e a saúde sistêmica. Profissionais da saúde devem ficar bem atentos ao assunto, pois a integridade da saúde bucal vai além de evitar perdas dentárias, mas também previnir a manifestação e agravamento de algumas condições sistêmicas!!!

Odontologia tem tido grandes avanços e com isso o enfoque da prevenção, não se limita apenas à aplicação de flúor, selante, e orientação de higiene bucal.

A integração dessas áreas (odontologia/medicina) podem favorecer a realização de diagnósticos precoces de doenças sistêmicas, bem como diminuir o agravamento das mesmas.

Doenças cardíacas

Doenças cardiovasculares afetam milhões de pessoas. No Brasil, segundo o INCOR – Instituto do Coração – 40% dos pacientes atendidos com endocardite bacteriana apresentam má higiene bucal.

Em casos que há doença periodontal, estudos científicos, afirmam que esses pacientes são duas vezes mais susceptíveis a doenças cardíacas do que aquelas com gengivas saudáveis. Portanto, muitas das doenças cardiovasculares podem ser prevenidos.

Esse fato é causado por bactérias que muita das vezes provocam doenças periodontais, alcançando a corrente sanguínea o que pode levar o paciente a algum tipo de risco como por exemplo a endocardite bacteriana, inflamação no revestimento e válvulas cardíacas.

Importante ressaltar que o profissional da saúde bucal, deve ficar atento aos pacientes portadores de febre reumática, prolapso da válvula mitral ou sopro cardíaco, pois esses normalmente necessitam de antibioticoterapia antes dos procedimentos periodontais por exemplo!