Quando levar meu filho ao dentista pela primeira vez?

Quando levar meu filho ao dentista pela primeira vez?

Deve levar meu filho ao dentista quando: o nascimento do primeiro dentinho aparecer? Ou com 1 ano de idade? Ou ainda seria melhor levá-lo um pouco maior para ele não traumatizar?

As idas ao médico pediatra são frequentes e de teor preventivo o que é muito importante!

Em cada consulta observamos o desenvolvimento da criança, conversamos sobre a alimentação adequada, recebemos orientação sobre prevenção de acidente, acompanhamento das vacinas.

Com o dentista é a mesma coisa. Hoje contamos com o odontopediatra, que traz consigo todo o conhecimento da odontologia direcionado para os cuidados bucais da criança.

O odontopediatra orienta sobre a importância da amamentação, da higiene bucal, da formação adequada do paladar da criança e muitas outras orientaçõeso que dá mais segurança e conforto à mãe de saber o melhor caminho a trilhar desde bem cedo.

Quando levar meu filho ao dentista pela primeira vez?

Contudo é possível que o seu bebê venha a chorar durante o exame, e isso é super normal!

Este exame é importante para que o profissional visualize as estruturas bucais como o freio lingual e labial, a gengiva, a língua.

Esta avaliação pode detectar, por exemplo, uma alteração no freio lingual que esteja prejudicando o desempenho da amamentação e/ ou da alimentação, direcionando a família para os devidos cuidados, em um trabalho multidisciplinar.

E se a criança já tem os dentinhos, eles são avaliados, entre outras coisas, quanto à sua esperada formação, se o esmalte está intacto ou se algum dente apresenta alteração que venha requerer um cuidado imediato para evitar o desenvolvimento da cárie. 

Por isso é de extrema importância que seu filho (a) seja levado ao profissional para acompanhar sua saúde bucal e oferecer o melhor tratamento e/ou manutenção de um sorriso perfeito!

 

Até o próximo post!!!

Dra. Watuse Miranda

CRO: 34994 / EPAO: 37191

Especialização: CTBMF

Mestre: Universidade Federal de Uberlândia

 

Contamos com 2 unidades para melhor lhe atender, faça sua avaliação:
(34) 9.9212-5752
(34) 9.9227-0068
Aproveite e siga nossas Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/praticodonto/

Facebook: https://www.facebook.com/PraticOdonto/

One thought on “Quando levar meu filho ao dentista pela primeira vez?”

  1. Pingback: Doenças Bucais x Doenças Sistêmicas - Pratic Odonto

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
Podemos ajudar?