Nutrição na Saúde Bucal é importante?

Saúde bucal e nutrição estão relacionadas, mais do que muitas pessoas imaginam.

Isso mesmo, o que você come pode influenciar de forma direta nas condições da sua boca, evitando (ou favorecendo) o aparecimento de cáries e fortalecendo (ou desgastando) os seus dentes. Você sabia disso?

Manchas

Alguns alimentos com corantes podem dar aquele aspecto manchado e desgastado para o dente. Embora possa parecer um pouco estranho, é mais comum que muitas pessoas imaginam, atingindo milhares de amantes de vinho, café, refrigerante e vários outros alimentos.

Doenças periodontais

Algumas dietas também podem estimular o aparecimento de doenças odontológicas, principalmente aquelas que têm um perfil mais focado em retirar vitaminas, fibras e sais minerais da sua alimentação

Quando cortamos muitas dessas coisas, podemos comprometer o funcionamento do organismo em vários aspectos.

Um deles é a diminuição da salivação e, por consequência, uma maior produção de saburra (é a massa composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que aderem à superfície da língua, geralmente como sintoma de certas doenças).

Além disso, podem haver mudanças na gengiva e periodonto. Como você deve imaginar, isto torna, muito mais fácil o aparecimento de doenças nesta região!

Mau hálito

A combinação entre saúde bucal e nutrição também tem uma relação direta com o aparecimento de mau hálito, ou halitose.

Esse mau cheiro que sai da boca, aparece como um resultado da alteração do nosso organismo e pode ser causado por vários motivos.

Entre os mais comuns estão: problemas gengivais, alimentação incorreta, jejum prolongado, má higienização da boca e baixo fluxo de saliva.

Cáries

Você pode se assustar com essa situação, mas alguns alimentos podem afetar a acidez da boca e estimular o aparecimento de cáries.

Os mais comuns são as bolachas, doces e balas, ou seja, um grupo que merece cuidado.

Por outro lado, alimentos ácidos podem promover a erosão do dente, ou seja, seu desgaste. E tem mais: isso pode acontecer mesmo sem o aparecimento de cárie.

Como evitar essa situação?

É fundamental ter uma higienização completa da boca. A escovação, por exemplo, deve acontecer de forma caprichada por todos os dentes e atingir língua e bochechas também. Além disso, é indispensável o uso do fio dental e enxaguante bucal.

Faça visitas periódicas ao dentista

O dentista é o principal responsável por manter os dentes em dia. Portanto, faça visitas periódicas para a limpeza dentária, aplicação de flúor e reparo de qualquer problema. Acredite: essas medidas podem parecer simples, mas são de grande ajuda.

Tenha uma alimentação equilibrada

Como você já sabe, alguns alimentos podem ser prejudiciais para a saúde da boca — então nada melhor que investir naqueles que são saudáveis. Evite açúcar e aposte em uma alimentação com muitos vegetais, fibras e frutas.