Diabetes e a saúde bucal prevenção é tudo!

Como o diabetes afeta minha saúde bucal?

Como pessoas com diabetes, correm um risco muito maior de sofrer de doenças gengivais do que a maioria que não tem a doença.

Problemas gengivais se não tratados, podem resultar em perda de dentes dos paciente com diabetes.

Cerca de 95% das pessoas com diabetes têm uma doença gengival conhecida como doença periodontal ou periodontite.

Os sintomas mais comuns incluem:

• Gengivas vermelhas ou inchadas (gengivas saudáveis ​​são rosa pálido)
  • Sangramento nas gengivas, especialmente ao escovar ou usar fio dental
  • Mal hálito
  • Nas formas mais avançadas, os dentes podem parecer mais longos ou soltos

O diabetes enfraquece a capacidade natural do corpo de combater inflamações e infecções, gerando assim problemas maiores na saúde bucal do paciente!

As gengivas saudáveis ​​fornecem uma barreira para as bactérias na placa dentária que se acumulam na superfície dos dentes; se essa placa não for completamente removida por uma higiene bucal completa, as bactérias atacam os tecidos da gengiva, causando inflamação.

À medida que a barreira quebra, as bactérias invadem e infectam os tecidos da gengiva; com os tecidos da gengiva infectados, eles se separam da vedação normalmente apertada ao redor dos dentes, causando assim um espaço ao longo da raiz do dente e neste espaço as placas dentárias serão maiores.

Como devo manter uma boa saúde bucal?

Assim que seu médico confirmar o diagnóstico de diabetes, procure um de nossos dentistas imediatamente. O dentista avaliará sua saúde bucal e os riscos aumentados de doenças gengivais. Como todos são diferentes, eles criarão um plano de atendimento personalizado para melhor lhe atender!!!

O que mais devo saber sobre diabetes e minha saúde bucal ?

Existe uma conexão bidirecional entre diabetes e doenças gengivais. O controle glicêmico deficiente (açúcar no sangue) no diabetes pode tornar a doença gengival mais agressiva e difícil de tratar. Da mesma forma, a doença gengival não tratada pode dificultar o bom controle glicêmico!

Se você foi diagnosticado com diabetes, não demore, consulte o seu dentista e verifique imediatamente a saúde da gengiva! Muitos efeitos da doença gengival não podem ser revertidos. Agende ainda HOJE sua consulta!!!

CRO: 34994 RT / EPAO: 37191

One thought on “Diabetes e a saúde bucal prevenção é tudo!”

1. Pingback: Bulimia & Problemas Odontológicos - Pratic Odonto