Dente do siso: qual a hora certa de retirá-lo

Os dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares a nascer, costuma ser entre os 16 e 21 anos de idade.

Muita das vezes não há espaço suficiente na boca, o que pode fazer com que fiquem inclusos.

O que quer dizer isso: que os mesmos podem ficar presos embaixo da gengiva, causando inchaço ou dor e até cáries!

Como os dentes antes dos 21 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento, causam menos complicações ao serem removidos.

Por isso, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para avaliar uma possível extração.

Aguardar pelos sintomas de incômodo na gengiva não é uma boa ideia para a saúde da sua boca, ou seja, quanto antes você procurar seu dentista, melhor.

Os sisos devem ser removidos por uma série de fatores, como:

Falta de espaço suficiente para o dente;

Posição incorreta para o nascimento;

Reabsorção da raiz do dente vizinho;

E até mesmo formação de cistos ou tumores.

A extração se faz de forma rotineira e após a extração do dente (ou dentes), você precisará morder suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório.

É possível que haja um pouco de dor ou inchaço, mas passará naturalmente após alguns dias. Nossos dentistas darão todas as orientações necessárias!

Dente do siso: qual a hora certa de retirá-lo – Ok ,já fizemos essa observação, mas será que todo mundo tem que retira-lo?

A extração do siso só é recomendada nos casos em que o dente atrapalha o alinhamento da arcada ou cause algum tipo de inflamação.

Mesmo sem ter uma função específica, se estiver posicionado corretamente, a pessoa pode conviver com ele sem maiores problemas.

Confira alguns testemunhos dos nossos pacientes no Instagram da Clínica

Faça sua avaliação: